Audiência de custódia

A audiência de custódia é o momento processual que o Poder Judiciário deliberará a respeito da prisão do indivíduo que acabou de ser preso, onde poderá ser determinado o relaxamento da prisão, a liberdade provisória com ou sem fiança, a substituição da prisão em flagrante por medidas cautelares ou, em último caso, a prisão preventiva.


Conforme a previsão da Constituição Federal de 1.988, em seu art. 5º inciso LXV, a prisão que for manifestamente ilícita, deverá ser relaxada imediatamente, com a consequente expedição do alvará de soltura em favor do réu, que responderá a demanda em liberdade até o trânsito em julgado de sentença penal.


A Constituição Federal de 1.988, em seu art. 5º inciso LXVI, determina que ninguém será mantido na prisão quando for admitida a liberdade provisória, mediante o pagamento de fiança ou não, para os casos em que a prisão do réu for evidentemente desnecessária, geralmente é aplicada em crimes que sejam cometidos sem violência ou grave ameaça contra pessoa.

A substituição da prisão em flagrante ou então preventiva pelas medidas cautelares diferentes da prisão se dá quando o magistrado é convencido de que a aplicação das medidas previstas no art. 319 do código de processo penal são suficientes para coibir a prática de novos crimes, e o seu descumprimento poderá implicar em um decreto de prisão preventiva.

A prisão preventiva será decretada pelo magistrado quando este entender que a prisão além de legal, é necessária, e que não há uma medida cautelar que seja eficaz ao ponto de coibir a prática de crimes, geralmente é utilizada para réus com reincidência ou então para aqueles que tenham cometido crimes graves com violência ou grave ameaça contra pessoa.

Se você tem algum parente ou amigo que vai ser apresentado perante o Poder Judiciário em uma audiência de custódia, entre em contato conosco agora clicando no link abaixo e se informe quais documentos serão necessários para facilitar o provimento judicial em seu favor.

© 2024 Jorge Chediak & Advogados Associados